Por que o docinho de chocolate se chama brigadeiro ?

on terça-feira, 2 de novembro de 2010



Brigadeiro Eduardo Gomes



os famosos "docinhos do brigadeiro"







Puro marketing eleitoral. Em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes, da União Democrática Nacional ( UDN ), disputava a eleição presidencial de Getúlio Vargas com o marechal Eurico Gaspar Dutra, do Partido Social Democrata (PSD) .

Aliado do presidente, Dutra tinha a popularidade dele a seu favor. Gomes contava com o trunfo do eleitorado feminino. Alto, charmoso e solteirão ( nunca se casou ). Seu lema de campanha era “ vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro “, lembrou à Super, o cientista político Leonel Melo, da Universidade de São Paulo.

As mulheres que o apoiavam resolveram conquistar os eleitores pelo estômago. “ misturaram leite condensado com chocolate em pó e faziam “ o docinho do brigadeiro” vendido para arrecadar fundos para a campanha, conta a historiadora da Nestlé, Solange Peirão.

A guloseima fez sucesso, mas não adiantou. Dutra venceu as eleições com 55% dos votos e assumiu a presidência em 1946. O Brigadeiro teve apenas 35% dos votos. Daí em diante o docinho brigadeiro foi crescendo e hoje está em todas as mesas de aniversariantes.

Fonte:Superinteressante,maio.2000

0 comentários:

Postar um comentário