POR QUE FECHAMOS OS OLHOS AO ESPIRRAR ?

on terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tudo indica que seja um movimento involuntário para proteger os olhos. “ o ato de espirrar desencadeia uma série de reflexos, como contrair a musculatura do rosto ou abrir a boca.

Ao fechar as pálpebras, provavelmente estamos resguardando a região dos olhos, evitando por exemplo, que as gotículas de secreção que voam no espirro atinjam a mucosas ocular”, diz o otorrinolaringologista Richard Voegls,da Universidade de São Paulo(USP).

Não custa esclarecer de uma vez por todas que espirrar de olho aberto não faz os olhos caírem. Perigoso, isso sim, é segurar o atchim.

Calma: Não há fundamento nas histórias que trancar o espirro causa derrames, mas o fato é que o sopro sai das narinas atinge incríveis 150 quilômetros por hora.

Ao impedirmos esse impulso, fazemos com que aumente a pressão dentro do crânio. “ Isso pode afetar o labirinto, provocando tontura, ou mandar secreção para os ouvidos, gerando inflamações”, afirma o otorrinolaringologista Gilberto Sitchin, do Hospital São Luiz, em São Paulo.

Fonte:Superinteressante,maio2003.

0 comentários:

Postar um comentário