Por que os homens escoceses usam saia ?

on terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Kit, ou saiote escocês, é uma adaptação de uma túnica de lã chamada Playd, cuja origem praticamente ninguém conhece. Supõe-se que ela tenha sido usada desde o século VI antes de Cristo pelos Celtas, os antigos habitantes da Highlands ( terras altas ) da Escócia.

Era um traje de comprimento até o joelho, como o atual kit. O tecido xadrez com o qual se fazia o manto foi batizado de tartan ( quadriculado em língua celta ). Era a roupa perfeita para o frio das montanhas escocesas.

Além de quente, a lã protegia contra a umidade, por isso, acabou virando vestimenta dos montanheses. As calças compridas só foram implantadas nas Ilhas Britânicas pelos anglo-saxões a partir do século V da nossa era, afirma o historiador de moda Mitsuko Shitara da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo.

Mesmo assim, os descendentes dos celtas que habitavam as highlands ( terras altas ) continuavam a usar as túnicas. Como os tartans eram tingidos com plantas de diferentes regiões da Escócia, os clãs dominantes de cada região começaram a ser reconhecidos pela cor do padrão xadrez de seus kits(ou saiotes).

No século XIX, o movimento romântico tentou fazer das saias de lá um símbolo nacional da Escócia, “isso desagradou os moradores das planícies, que usavam calças e acharam as saias um sinal de barbarismo”, contou o historiador escocês Alex Woof, da Universidade de Edimburgo. Mas o fato é que a moda pegou e hoje é comum ver os homens de kits pelas ruas das cidades escocesas.

Fonte:Superinteressante,maio.2000

0 comentários:

Postar um comentário