O que é o Dia Nacional da Consciência Negra ?

on terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.


A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.(Wikipédia)

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em diversos estados e municípios, como Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas. Em União dos Palmares, Alagoas, onde se localiza a Serra da Barriga, reduto que abrigou Zumbi e deu origem a data, é comemorado o Mês da Consciência Negra. Durante todo o mês de novembro, são realizadas ações comemorativas.

Diversas atividades culturais, como oficinas de trabalhos, apresentação de bandas afros, capoeira, comidas típicas, palestras. Neste período a Serra da Barriga recebe milhares de turistas de vários estados e autoridades.

A Serra da Barriga fica distante 09 km do centro da cidade de União dos Palmares. Seu acesso pode ser feito de carro, exceto em épocas de chuvas. O Governo Estadual se prontificou de ainda ano de 2010 iniciar o calçamento de toda a estrada quer liga União dos Palmares À Serra da Barriga.

Os eventos culturais são realizados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Que Consciência eles defendem ?

O que se pode questionar é que tipo de Consciência Negra está sendo defendida, discutida durante todo o mês de novembro ?

Uma maior participação dos negros na vida econômica da cidade, do Estado e do País ? Uma maior participação dos negros em eventos educativos, culturais da cidade, do Estado e do país ? Uma maior participação dos negros na política da cidade, do Estado e do país ?

É necessário primeiro saber se o negro quer ser inserido nestes contextos. O que se debate nestas épocas é a falta de espaço para o negro participar da ordem econômica e social, mas esquecem-se de verificar que no dia a dia, em grande maioria, logicamente não se pode generalizar, o negro se omite em estudar, em trabalhar, em cuidar da própria imagem.

Diariamente vemos pessoas negras desempenhando funções subalternas, serviços pesados, reclamando dos salários, mas se recusam a freqüentar um banco escolar, a única via decente para se alcançar melhorias na vida.

A liberdade tão esperada só é conseguida com muitos anos de luta, mas luta pedagógica, estudo, capacitações, participações em eventos, concursos e outros caminhos semelhantes. Na maioria dos casos o negro está inserido nos esportes de massa e na música.

Até mesmo nas escolas de ensino fundamental a evasão de alunos negros é muito grande, a falta de acompanhamento e de interesse de seus pais é absurda. O número de alunos negros que concluem o ensino fundamental é pequeno e que concluem o ensino médio menor ainda e que ingressam e concluem o nível superior é insignificante.

Então, é necessário refletir o que significa Consciência Negra e buscá-la ou continuar comemorando a data, falando dos feitos de Zumbi sem saber exatamente quais seus significados e sua essência.

( Nicanor Filho ) professor de História e radialista – União dos Palmares-AL

0 comentários:

Postar um comentário