O fenômeno religioso

on sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O fenômeno religioso é universal. Cícero, um dos grandes oradores e imperador romano, dizia sobre religião : “ não há povo tão primitivo, que não admita a existência de Deus, ainda que se engane sobre sua natureza e forma”.

Desde o princípio da humanidade que o homem passou a acreditar em algum ser super poderoso, que fosse o criador de tudo aquilo que ele via. O homem primitivo não tinha nem capacidade de imaginar que muitas coisas são criadas ou transformadas pela mão do próprio homem, então, em sua sabedoria primitiva ele imaginava que alguém teria feito tudo aquilo, as plantas, os frutos, a terra, o rio, a noite, o dia...
Plutarco: “ Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas, mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, será muito difícil encontrar”.

O significado de religião

Não há uma unanimidade na definição da palavra religião. Uma das definições mais aceitas é : Religião é um conjunto de crenças, leis e ritos, visando um poder, que o homem se considera dependente, com o qual pode entrar em relação pessoal e obter favores.

OBS 1. -

Observe que a definição mais aceita fala em relação pessoal. Neste caso imaginamos que a relação pessoal signifique contatos feitos através de orações, ocasião em que a pessoa ora, reza e pede favores para si ou para outra pessoa, prometendo até alguma atitude, caso reconheça que o favor foi atendido.

OBS 2. –

Ao perceber o efeito positivo do pedido feito, o homem considera que Deus o atendeu e ele tem agora o compromisso de pagar a promessa feita na ocasião.

Ritos ou cerimônias

Atrás deles,a comunidade se une. O homem normalmente não consegue viver sem ritos, sem normas, sem direcionamento.

Formas religiosas

Teísmo –

O sujeito dos atributos divinos é diferente de outros seres e pertence a uma ordem transcendental, que ultrapassa as esferas do mundo que conhecemos. Esse é o ser criador do mundo.

Deísmo –

O sujeito dos atributos divinos é um Deus, mas que não intervém na criação do mundo nem das coisas.

O Teísmo é normalmente dividido em : monoteísmo, politeísmo e henoteismo.
Monoteísmo é a crença em um só Deus.
Politeísmo é a crença em vários deuses.
Henoteísmo venera um Deus Supremo mas não nega a existência de outros deuses.
Ateísmo é a oposição do Teísmo : Ateísmo significa que Deus não existe.

Outras denominações religiosas :

Panteísmo
Tudo é Deus. A natureza é Deus, o Universo é Deus.

Animismo
Vê um espírito, uma alma nos objetos e nas coisas, de forma poder entrar em contato como homem, caso queira.

Magismo
Crença numa certa força ou poder oculto, impessoal, que excede as forças naturais do homem e podem produzir efeitos extraordinários.
O mágico procura captar estas forças e colocá-las à sua disposição.

Magia branca : é aquela que procura realizar o bem para o homem.

Magia negra : procura realizar coisas desagraveis, destruidoras, para o mal do homem.

Manismo

Cultos às almas ou espíritos, com oferecimento de sacrifícios. Imaginam que os deuses nada mais são do que homens com alguns poderes divinos.

OBS- nota-se aí a base de conhecimentos religiosos adquiridos na época do domínio do Império Romano, em que deuses gregos foram mantidos e tanto os deuses gregos como os romanos apresentavam a característica de ser humano com alguns poderes divinos.


Totemismo

Vem de tribo, clã. Acredita-se que um há um parentesco entre o clã e uma espécie de animal ou vegetal. Julgam-se, por exemplo, descendentes da união entre um urso e uma mulher. Neste caso, o animal passa a ser considerado sagrado. Não se pode matá-lo a não ser em condições especiais, em que se come a sua carne e se bebe o seu sangue para fortalecer a inteligência, adquirir a força e agilidade do animal.

Qual a origem da religião ?

De acordo com alguns especialistas, a religião provém do medo, da ignorância, e pode ser também do entusiasmo pelos fenômenos da natureza, os quais são personificados através destes fatores e a religião está criada. Há três estágios na evolução da religião.

1- O Teológico – em que is homens tentam explicar tudo através dos deuses e das leis da natureza.

2- O Metafísico – em que os fenômenos são explicados através de conceitos metafísicos.

3 – O Positivo – em que os fenômenos são estudados cientificamente e explicados por meios naturais. Assim, o primeiro estágio da humanidade foi teológico, o segundo foi filosófico e o terceiro é o da ciência positiva. Esta é a teoria de Auguste Comte.

O tema desperta debates e muitas opiniões. Lombroso dizia que a religião vem da fantasia viva ou do apetite ilusório da felicidade completa e da demasiada tensão dos afetos.

Freud dizia que a religião é fruto de uma neurose universal de culpa. Um patriarca tinha diversas mulheres e dois filhos. Como os filhos não tinham participação nas mulheres, mataram o pai e dividiram as mulheres entre si. Aí veio o sentimento de culpa. Matamos o pai ! Esse sentimento não os largava. Procuraram então a tranqüilidade para suas consciências. Procuraram a religião. Procuraram aplacar a ira do pai, oferecendo sacrifícios. Eis a religião. Curando-se dessa neurose de culpa, o homem se liberta da religião.


Quantas religiões existem no mundo ?

São muitas e não param de surgir novas religiões.

Religiões primitivas

Politeismo, animismo, totemismo, manismo e magismo.

OBS – Umbanda e fetichismo são idênticas e são consideradas religiões espiritualistas por razões ecumênicas.

Religiões sapienciais

Hinduismo ( 1500 aC), Budismo(sec.VI aC), Jainismo(sec. IV aC),Taoismo e Confucionismo( sec. VI C), Xintoísmo, Igreja Messiânica, Perfect Liberty, Moonismo e Hare Krsna. São chamadas de religiões da sabedoria, da reflexão.

Religiões proféticas

( nasceram da afirmação de um profeta ), ou seja, primeiro surgiu o profeta anunciando o Deus e depois a religião desse profeta .
Judaísmo ( 1250 aC), Cristianismo, Islamismo (622 aC).

Religiões espiritualistas
Espiritismo ( 1848 ) e Umbanda.

Atitudes filosóficas ( possuem dogmas, mas não consideradas oficialmente como religiões.

Materialismo, Humanismo, Maçonaria, Yoga, Seicho No Iê, Rosa-Cruz, Ananda Marga, Agnosticismo,Teosofia,etc...



CRISTIANISMO

Citaremos o Cristianismo, não em discriminação as demais, mas pelo fato de a maioria da população brasileira ser cristã. A palavra cristã vem de Cristo, ou seja aqueles que aceitaram Cristo como um Deus.

O Espiritismo e os umbandistas não aceitam que Cristo seja Deus, mas um filho de Deus, um intermediário entre o homem e Deus. As demais religiões cristãs acreditam que ele seja o próprio Deus.

Aí reside uma contradição da maioria das religiões cristas, pois, mesmo dizendo que Cristo é o próprio Deus, declaram em suas orações pedidos a Cristo para que ele leve a Deus em nome do povo pecador e que ele ( Cristo ) interfira junto ao pai todo poderoso em nome desse ou daquele.

Então é uma contradição as afirmações do próprio Cristo que sempre declarou que Deus era seu pai I( na casa de meu pai tem muitas moradas.....pai, perdoa-lhes eles não sabem o que fazem...) note a contradição de algumas igrejas quando declaram que Cristo é o próprio Deus.

Algumas igrejas cristãs

Arianos
Coptas
Armênios
Igreja Ortodoxa Russa
Igreja Ortodoxa Católica
Igreja Ortodoxa Grega
Igreja Católica Romana
Ucranianos
Igreja Protestante
Igreja Luterana
Calvinismo
Anglicanismo
Metodistas
Exército da Salvação
Pentecostais
Adventistas, etc...



Observações ao pesquisador

O objetivo deste trabalho não é detalhar cada religião, cada igreja, mas levar algumas informação úteis no campo religioso, que poderão servir de base a trabalhos mais profundos sobre a religião.

Fonte: Com dados extraídos do livro Cultura Religiosa, volume 2 - Editora Vozes, 1983.
José Nicanor Filho – pesquisador – União dos Palmares- Alagoas-Brasil

0 comentários:

Postar um comentário