ANIMAIS QUE ENXERGAM ATRAVÉS DO SOM

on terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quais os animais enxergam por meio dos sons e como eles conseguem fazer isso?

Os grandes especialistas nesta área – chamada de ecolocalização ou biossonar – são os golfinhos e o morcegos. Ambos possuem uma visão aguçada, que funciona perfeitamente durante o dia, mas normalmente precisam caçar e se locomover em ambientes com pouca luz.


Em tais casos, eles conseguem enxergar sem utilizar os olhos, emitindo sons de alta freqüência, em geral inaudíveis para o ser humano. “ Essas ondas sonoras batem na presa – e nos obstáculos à frente – e retornam na forma de ecos, que por sua vez, são decodificados como uma mapa no cérebro do bicho”, diz a bióloga Eliane Morielle, da Universidade Estadual Paulista ( UNESP).

Nos morcegos o grau de precisão é tão elevado, que certas espécies conseguem detectar a presença de um fio de apenas meio milímetro de espessura num vôo rasante.
Nos golfinhos, o sistema é ainda mais preciso, pelo fato de, dentro d’água, o som se propaga numa velocidade 4,5 vezes maior. Assim, eles conseguem identificar peixes pequenos a uma distância de até 200 metros.

Existem algumas espécies de pássaros que vivem em cavernas, ou tem hábitos noturnos, também desenvolvem essa ecolocalização rudimentar, que só serve para locomoção. E até mesmo o ser humano, acredite, pode utilizar a audição para localizar objetos ou evitar um obstáculo. “quem é cego de nascença, desenvolve a audição a tal ponto que esse sentido acaba substituindo, em parte, a visão, afirma o biólogo O´Dell Henson, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Fonte:Superinteressante,maio-2002.

0 comentários:

Postar um comentário