Células do HIV não sobrevive no intestino

on sábado, 13 de novembro de 2010

Por que o vírus da dengue é transmitido por mosquitos e o da Aids não ?

Ninguém pega a Aids por picada de mosquito porque o HIV, causador da doença, é destruído quando chega ao intestino do bicho. Qualquer vírus, para se multiplicar, precisa antes penetrar na célula do hospedeiro.

Ele só faz isso se encontrar certas fechaduras químicas, os chamados receptores. As células do intestino do mosquito não tem nenhum receptor para o HIV. Sem poder entrar, ele é, então, digerido.

Com o agente causador da dengue a história é diferente. Ele pertence a um grupo de micróbios que se adaptam especialmente bem ao organismo dos insetos – o dos arbovírus que compreende também o vírus da febre amarela.

“ O microorganismo do dengue passa ileso pelo intestino do animal”, segundo o virologista Paolo Zanoto, da Universidade Federal de São Paulo.

Assim, ele se multiplica e se acumula nas suas glândulas salivares. Na próxima picada, o mosquito injeta saliva na vítima. Esse líquido é essencial para a absorção do sangue, porque está repleto de substâncias que dilatam os vasos e impedem a coagulação.

Infectada pelo vírus, a baba do inseto transmite a dengue para o ser humano.

Fonte:Superinteressante-maio-2000

0 comentários:

Postar um comentário