Como é feita a cerveja

on quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Via de regra, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentados por leveduras. A adicção de outros condimentos ou fontes de açúcar é normal.


A cerveja é resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto de algum cereal maltado, sendo o melhor e mais popular a cevada.

Como é composta principalmente por água, a origem dessa água e as suas características têm um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor. Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determinados pelas características da água da região.

Dentre os maltes, o de cevada é o mais frequente e largamente usado devido ao seu alto conteúdo de enzimas, mas outros cereais maltados ou não maltados são igualmente usados, inclusive: trigo, arroz, milho, aveia e centeio.


A introdução do lúpulo foi relativamente recente na sua composição. Acredita-se que tenha sido introduzido apenas há umas poucas centenas de anos atrás. Usa-se a flor do lúpulo para acrescentar um gosto amargo que equilibra a doçura do malte e possui um efeito antibiótico moderado que favorece a atividade da levedura de cerveja em relação a organismos menos desejados durante a fermentação. As leveduras, nesse processo, metabolizam os açúcares extraídos dos cereais, produzindo muitos compostos, incluindo o álcool e dióxido de carbono.


Dezenas de estirpes de fermentos naturais ou cultivados são usados pelos cervejeiros, sendo, de um modo geral, divididos em três gêneros: fermentação alta (ale), baixa fermentação (lager) e leveduras selvagens.


1. Cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, esta cerveja é fabricada a partir do processo de fermentação alta, isso porque a fermentação ocorre à uma temperatua elevada, entre 15°C e 20°C, facto que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada;


2. Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o estilo de cerveja mais consumido no Brasil.


A cerveja foi uma das primeiras bebidas alcoolicas produzidas pelo homem, por meio de fermentação alcoolica.

Fonte:Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário